fechar
img

Gastronomia

Na reunião familiar da noite de Consoada, é habitual consumir-se nas casas madeirenses a canja de galinha e variados pratos de carnes. Bebem-se licores caseiros de tangerina, de laranja, ou de anis ou um bom cálice de vinho Madeira.
No dia de Natal, opta-se geralmente pela carne de vinho-e-alhos, ou pelo perú recheado. As doçarias mais vulgares desta quadra são o Bolo de Família, o Bolo de Mel, e os doces miúdos como as rosquilhas de manteiga, as broas de mel e de manteiga e os palitos de cerveja.

Algumas receitas:

Carne de Vinho-e-Alhos

1 Kg de carne de porco (com alguma gordura)
2 Chávenas de vinagre de uvas
Sal grosso q.b.
10 Alhos (dentes)
Fatias de pão q.b.
Louro em folhas
Pimenta, manjerona, segurelha

Corta-se a carne aos quadrados e deita-se sal. No dia seguinte faz-se uma marinada com o vinagre, o alho, o louro, a pimenta e as ervas. Coloca-se a carne e deixa-se marinar numa púcara de barro durante três dias (no mínimo). Leva-se então a carne a fritar com a própria marinada e só depois fritam-se as fatias de pão também na gordura da cozedura. Para além do pão, a carne também, é acompanhada por batata-doce assada, milho frito e rodelas de laranja.

Bolo de Família ou Bolo Preto

500 Grs. De farinha
500 Grs. De açúcar
250 Grs. De manteiga
125 Grs. De banha
6 Colheres de café de mel de cana
Canela moída q.b.
Noz-moscada q.b.
Raspa de Limão
Bicarbonato de soda (duas colheres de chá)
1/2 L de leite
1 Cálice de vinho Madeira Doce
6 Ovos
Frutos secos (passas, nozes, etc.)

Misturam-se e batem-se bem todos os ingredientes e leva-se de seguida a cozer no forno bem quente e numa forma untada. Este bolo é inicialmente batido à mão com vigor. Segredo: quantos mais frutos secos o bolo levar, mais tempo se conservará, podendo alcançar uma duração de até 5 dias.

Bolo de Mel da Madeira

Ingredientes para o fermento:
500 grs. de farinha s/ fermento
30 grs. de levedura (fermento de padeiro)
cerca de 3 dl de água

Amassa-se bem a farinha com a levedura fazendo uma bola, tapa-se com um plástico e deixa-se levedar durante 2 a 3 horas.

Restantes ingredientes:
1000 grs. de farinha s/ fermento
350 grs. de açúcar
300 grs. de manteiga
150 grs. de banha
cravinho q.b. (cerca de 1,5 gr)
erva doce q.b. (cerca de 1,5 gr)
15 grs de canela
50 grs de nozes
50 grs de amêndoa picada
raspa de limão
400 grs de fruta cristalizada sortida
150 grs de sultanas
15 grs de bicarbonato de sódio
sumo de 1 laranja
8 dl de mel de cana da Madeira
2 dl vinho Madeira

Amassa-se a margarina com o açúcar até obter um creme, juntam-se as especiarias, o sumo de uma laranja e um pouco de raspa de limão. Junta-se o mel de cana e a banha derretidos (aquecidos) juntos. Acrescenta-se a farinha e o bicarbonato de sódio e amassa-se por cerca de cinco minutos. Adiciona-se a esta massa o fermento anteriormente amassado e continua-se a amassar durante mais 2 ou 3 minutos. Por fim deitam-se as frutas cristalizadas e amassa-se por mais cinco minutos. Deixa-se levedar durante 24 horas. Coloca-se a massa em formas untadas e forradas (só o fundo da forma) com papel vegetal, e decoram-se os bolos com amêndoas e nozes no cimo. Leva-se a cozer no forno, à temperatura de 190º, durante 25 minutos.Ao servir, o bolo de mel é partido à mão.

NOTA: Usar formas com fundo amovível, com um diâmetro de 15 cm e altura de 4 cm e colocar a massaaté aos 3 cm de altura.

Licor de Tangerina

Ingredientes:
1 l de aguardente
1 l de água
1kg de açúcar
Casca de 6/7 tangerinas (grandes e maduras)

Modo de preparação:
Corta-se a casca das tangerinas muito fininha, sem nenhum branco para não amargar. Colocam-se as cascas a macerar na aguardente durante 15 dias. Ultrapassado o tempo de maceração, junta-se a água e o açúcar e leva-se o líquido ao lume para fazer um ponto suave. Junta-se a aguardente, retiram-se as cascas e filtra-se o licor, ficando assim pronto a servir.

fundo1 fundo2 fundo3 fundo4 fundo5 fundo6 fundo7 fundo8